quarta-feira, 28 de setembro de 2016

JACQUELINE CHIABAY

A artista Jacqueline Chiabay mora no estado do Espirito Santo, artesã e designer, reconhecida pelo trabalhos desenvolvidos nos últimos vinte anos: foram muitos figurinos para cinema, teatro e TV. Atualmente trabalha nos figurinos que poderão ser conferidos na próxima novela da TV Globo A Flor da Pele.
Para exposição TENET Paraty Eco Festival 2016, Jacqueline se inspirou na Festa do Divino.  Seu novo trabalho com reaproveitamento de couro, terá frente e verso, de forma que o público possa circular ao redor dela. Sobre uso de matérias primas adianta estar mexendo com de resíduos de couro de cabra, trabalhados nas técnicas do bordado e macramê.








natural de Vitoria do "ESPIRITO SANTO"; morou no Rio de janeiro por 10 anos no inicio de seu empreender, e desde 1990 retornou e mora em Vitoria atualmente. Artesã, designer, consultora e curadora, cursou artes plástica sem concluir, na universidade federal do Es, iniciou trajetória no segmento de moda introduzindo o fazer artesanal, produzindo diversas coleções, para  grandes marcas e lojas no Brasil e que exportam, ainda  produz para alguns destes em Private Label até hoje, incluindo outras marcas de alta decoração e lojas  e sites de produtos de design e objetos  de decoração e de  moda e  praia feitos a partir de técnicas tradicionais. O conceito maior é o reuso de couro proveniente das confecções de roupa. Coordena grupos de produção em comunidades rurais no ES e núcleo de produção dentro do presidio feminino. Desde 2004 atua como consultora credenciada pelo Sebrae na formação e gestão e criações de produtos para comunidades e núcleos produtivos de artesanato em todo ES. 2009 teve uma obra selecionada entre uma dos 75 designers brasileiros que participaram do MoMA Brasil Destination e a venda na MOMA store. 2013 iniciou trabalho no Projeto Espirito das Aguas, como consultora de design e gestão da produção com a coordenação de Renato Imbroisi, no qual atua até hoje.  Em 2015 participa da Expo Milão com coleção criada e como  representante do artesanato e design do ES. Passa fazer parte do Projeto Brasil Original do ES, como consultora de design e gestão da produção com a coordenação de Renato Imbroisi. Desde 2013 idealiza, coordena e faz  a curadoria do Salão Criativo, reunindo arte, design e economia criativa de diversos segmentos, que acontece dentro do maior evento de moda do ES, o Vitoria Moda.2016 realizou curadoria do espaço Lobby Hotel Design em convite e parceria com o design e diretor do Museu da Vale Ronaldo Barbosa, na Casa Cor 2016 ES que  está acontecendo agora.




Os trabalhos de Jacqueline Chiabay, apresentam design contemporâneo e sustentável, cujo processo criativo permeia cuidados de inclusão social e uso responsável dos recursos naturais. Entre em contato com a artista na sua página do facebook: acesse aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário